Computação em nuvem!

Imagine jogar jogos de ultima geração em seu computador lento como uma tartaruga!
Isso aí mesmo. Para você, que não tem um computador com placa de vídeo de 1Gb, 4Gb de memória, um processador core 2 duo ou um i7 e não chega nem à 1% de 500Gb ou 1,5 Tb, comece a sorrir pois tudo isso será coisa do passado. O que você necessitará para jogar é de uma internet rápida, coisa que já esta se resolvendo no Brasil, mas ainda não é uma das melhores. Ahh sem esquecer os donos das máquinas potentes, exclusivas para jogos, infelizmente isso foi um investimento inútil ou quase, pois para outras coisas ainda continua sendo superior. Enfim estou falando de programação em nuvem, do inglês cloud computing, isto é uma nova tecnologia que não está presente apenas em jogos e sim em toda a Web. O jogo será um grande forte deste tipo de tecnologia, pois é uma das coisas que mais pede de uma máquina. A idéia da programação em nuvem é simples:

Sua máquina não suporta alguns jogos, pois falta hardware (equipamento específico), como placa de vídeo ou memória. A programação das nuvens não necessita de sua máquina para rodar o jogo, uma vez com o PC ou Mac conectado na internet o jogo é alocado em servidores e dividido em partes e apesar de você esta jogando o jogo esta rodando de um servidor online.


Bons exemplos que usamos atualmente

A Google saiu na frente nessa grande tendência tecnológica, em 2002, softwares de edição de textos, planilhas eletrônicas, correio eletrônico e agendas começaram a ser desenvolvidos para que não fossem baixados . Como disse quando pensarmos em nuvens, não pensaremos apenas em jogos e sim em tudo relacionado à internet, como editores onlines, que se parecem com o Photoshop ou programa para desenvolvimento de sites paracidos com Flash.

A empresa On Live lançou seus jogos nas nuvens e para jogar não é díficil, basta instalar um plugin e contrar um servidor de internet, banda larga, entre 4Mbs e 5Mbs. Veja o Vídeo que mostrar melhor o que significa computação em nuvem!


0 comentários

Postar um comentário

Comente